Reduzir custos com material de escritório para aumentar a margem de lucro é o objetivo de qualquer empresa.
Entretanto, algumas despesas são essenciais para o bom funcionamento de uma instituição e não podem ser cortadas do orçamento.
Com base nisso, a Higicop reuniu dicas sobre como economizar com material de escritório, além de auxiliar na contenção de gastos, sem prejudicar a higiene do ambiente.
Compra consciente:
É comum acreditar que adquirir muitos itens é o fator necessário para um trabalho mais prático. Mas essa afirmação não é necessariamente verdadeira.
Muitos produtos possuem diversas funções em uma só e se forem usados de forma correta,
terão efeitos similares ou melhores. Portanto, tenha atenção no momento de realizar o estoque.
Melhore a visualização do que você já possui:
Separe e classifique cada peça por função.
Por mais simples que essa tática seja, ela ajuda a melhorar a visualização do que você possui e auxilia no momento da reposição, pois irá comprar o que realmente está de acordo com as suas necessidades.
Dilua os produtos:
Os itens de limpeza que precisam ser diluídos na água rendem mais do que os comuns e são tão potentes quanto.
Portanto, tenha preferência por essa categoria no momento da compra para diminuir o número de restituições.
Mas, não seja intuitivo na hora de aplicar o produto, leia o rótulo para ter certeza se a quantidade correta está sendo utilizada.
Essa medida reduz o desperdício e evita o estrago nos objetos pelo uso incorreto.
Também é importante ter atenção ao excesso de água no processo de limpeza.
Além disso, economizar água incentiva a sustentabilidade dentro da sua empresa, evitando a geração de mais custos.
Crie um padrão:
Para evitar que a sua equipe cometa erros com desperdício, crie um padrão operacional, por meio de um documento direcionado a equipe de limpeza.
Ele deverá conter um planejamento das atividades, com tudo o que é necessário para a realização de cada tarefa.
Além disso, você ainda pode inserir a lista de equipamentos e materiais que deverão ser usados.
Com por exemplo: as restrições de uso, as instruções gerais para a realização da função, etc.
Incentive a manutenção:
Ajuda muito estimular os funcionários da empresa a manterem diariamente o ambiente limpo e organizado!
Além de diminuir a necessidade de faxinas mais pesadas e complexas, ainda reduz a necessidade de produtos mais fortes.
Ainda é possível concretizar esse hábito por intermédio de quadros e comunicados via e-mail. Pois alertam e indicam medidas básicas de higiene.
Opte por materiais de qualidade:
Ter um bom equipamento de limpeza também influencia diretamente em como economizar em material de escritório.
Por exemplo: panos que não são feitos de algodão ou microfibra exigem uma aplicação maior de produto e água, por reter menos a sujeira.
Outro erro cometido por muitas empresas é, com o intuito de aprender como economizar produtos de limpeza, comprar itens mais baratos, mas de qualidade inferior.
Ao realizar um cálculo em longo prazo, percebe-se que materiais baratos e com qualidade inferior não são muito resistentes e precisam de reposição constante.
Portanto, é preferível comprar materiais com alta qualidade e que duram mais tempo.